(...) Entendo que a escola é uma das responsáveis por facilitar o acesso ou até mesmo a descoberta dos alunos a outros saberes. Não cabe ao professor e a escola apenas o cumprimento de papéis. É necessário um concepção mais ampla de currículo. Fiquei emocionada ao ouvir cada trajetória, ao imaginar os degraus da escada que cada colega já subiu ou já desceu na vida. Posso concluir que o currículo permitir questionamentos, é político, é sensível e aberto para discussões. (...)
E o caminho se faz ao caminhar...
ResponderExcluirPara ler e analisar/comparar:
ResponderExcluirCURRÍCULO E QUESTÃO DA PÓS-MODERNIDADE
http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n126/a04n126.pdf
Texto de GATTI, Bernardete A. Pesquisa, educação e pós-modernidade:confrontos e dilemas.Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, set./dez. 2005 599
CURRÍCULO COMO PRÁXIS
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT12-2444--Int.pdf
Texto CURRÍCULO PARA ALÉM DA PÓS-MODERNIDADE
SILVA, Maria Aparecida da Silva