quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escolas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

3 comentários:

  1. Seu blog ficou muito legal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Por isso, educar é uma questão de escolha e toda escolha exige um posicionamento. Isso é política. Paulo Freire dizia "educar é um ato político".

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog Gisele. Nós professores temos o desafio de vencer a inércia do sistema que insiste em ensinar os alunos a voar. Temos, antes de tudo, que encorajar os alunos a voar do jeito deles, não do nosso jeito, ou do jeito que a instituição quer, ou que os documentos querem. Abraço!

    ResponderExcluir