domingo, 6 de maio de 2012


Currículo e o entorno  - Reflexões



É necessário considerar o entorno dos alunos numa situação de aprendizagem? É necessário compreender suas pré-concepções?  Qual é o ponto de partida antes de  iniciar um conteúdo? Ou  melhor como começar uma aula de biologia? Como abordar um conteúdo como as classificações das plantas, explicando detalhadamente plantas  briófitas, pteridófitas, gimninospermas e angiospermas? Como começar esse contéudo em uma turma de 2ºano do ensino médio?  Como começar uma explicação? Como despertar o interesse dos alunos? Como começar esse tipo de aula?

É possível considerar o nosso país, estado, municipio, bairro, rua, casa? Vejamos  o exemplo abaixo, seria possível  começar assim?

O nome do nosso país deve-se à uma árvore (uma angiosperma) conhecida como pau-brasil e considerada Àrvore Nacional do Brasil. É dificil encontrá-la em seu hábitat natural, a mata Atlântica, atualmente por causa do desmatamento e, no passado, por causa do uso de sua madeira e de sua resina vermelha para tingir roupas. Hoje ela é usada em arborização urbana.  Curitiba, capital do Paraná, deve seu nome à Mata de Araucárias (na lingua tupi, curi significa pinheiro e tyba, aglomeração, também encontrada nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).  O pinheiro do paraná ou araucária é uma arvoré alta de copa em formato de cálice, pertencente ao grupo da gimnosperma. Além da madeira, é famosa por sua semente, o pinhão, que serve de alimento para várias animais, incluido o ser humano. O uso da araucária para a produção de móveis e  papel e o desenvolvimento da agropecuária e da urbanização já destruíram a maior parte dessa mata. Hoje essas áreas estão desmatadas ou cobertas por outras espécies de pinheiros, usadas na produção de papel.

Sob esse enfoque gostaria de compartilhar a citação de Rubem Alves

   (...) A gente tem que aprender cada coisa absurda! Outro dia estava lendo   o  livro de biologia da minha neta. Era uma coisa tão absurda, tão cheia de nomes. Eu falei: pra que isso? Qual o sentido disso? Nessa questão de currículo, a coisa fundamental da educação é o interesse do estudante. O primeiro impulso da criança é conhecer. Aliás, acho que o primeiro impulso de conhecimento das crianças é o de conhecer o entorno. Esse espaço, como o de qualquer passarinho, é o ninho, é o centro da sua vida. Então eu comecei a pensar num currículo que tivesse como base a casa. A casa tem todas as coisas necessárias para você aprender (...) Rubem Alves

Diante dessa citação,  Delizoicov et. al.(2009) considera que


(...) com base na vivência cotidiana, que as pessoas aprendem o tempo todo. Instigadas pelas relações  sociais ou por fatores naturais, aprendem por necessidades, interesses, vontade, enfrentamento, coerção. Sabe-se que até aprendem não só tópicos e assuntos, conhecimentos no sentido mais tradicional, mas também habilidades manuais e intelectuais, o relacionamento com outras pessoas, a convivência com os próprios sentimentos, valores, formas de comportamento e informações, constantemente e ao longo de toda a vida (DELIZOICOV et al, 2009, p. 123)

Além disso para Delizoicov et. al. (2009),  o  importante é considerar na aprendizagem dos alunos  o seu entorno  e que eles são sujeitos do conhecimento. É necessário, ainda, considerar  o aluno como o sujeito de sua aprendizagem, é ele quem realiza a ação. Portanto,  “a aprendizagem é resultante de ações de um sujeito, não é resultado de qualquer ação: ela se constrói em uma interação entre esse sujeito e o meio circundante, natural e social” (DELIZOICOV et al, 2009, p. 123).  





Um comentário: