quinta-feira, 14 de junho de 2012

Histórica Única

Que palestra fantástica! Foi muito enriquecedor assistir essa palestra interessantíssima, rica em significados e com profundas abordagens que passam despercebidas em nossa vida profissional. Diante dos argumentos da palestrante comecei refletir minha vida profissional e quantas históricas únicas eu ouvi e até contei para meus alunos. Quantas (...) Somando-se a esta palestra os questionamentos e considerações de Paulo Freire, podemos analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Quantas vezes como professores não respeitamos o conhecimento que o aluno traz para a escola e contamos  a nossa versão dos fatos, dos contextos, ou seja, a  nossa história. De acordo com Paulo Freire é preciso respeito ao saber do educando, é necessário buscar o desenvolvimento da curiosidade, crítica, insatisfação, indócil do aluno. Quantas coisas o professor precisa compreender para exercer sua profissão, uma vez que, segundo Paulo Freire ensinar exige estética e ética. Nesse contexto, precisamos acrescentar nesse entendimento que ensinar exige consciência do inacabamento, inserção do sujeito inacabado num permanente processo social de busca. Ser professor, se tornar educador, não contar histórias únicas, refletir suas práticas (....) Lendo A pedagógica da Autonomia compreendi muitas coisas, entre elas destaco, “ o professor deve ter respeito à autonomia e à identidade do educando. Deve ter também, bom senso;  o exercício deste nos permite superar o que há de instintivo na avaliação e na atitude que tomamos diante dos fatos e acontecimentos em que nós envolvemos, ensinar exige humildade e tolerância" (...) Espero que um dia todos nós, professores, possamos compreender que não somos portadores de verdades absolutas e que lidamos com GENTE!

Um comentário:

  1. Que a ética e estética que você tão bem ressaltou em seu texto, estejam sempre te acompanhando em sua prática-arte docente. Há um estilo muito especial em você, Gisele...Não perca isso.

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